Compartilhe

Plantas são como bebezinhos, dão vida à casa!

por

Amados e amadas, hoje a dica é para encher a casa e o ninho de amor do casal de alegria! Encher a casa de verde traz mais vida, purifica o ar e alegra qualquer cantinho.

Aqui em casa não temos filhos e nem bichos de estimação, sendo assim adotamos as plantinhas como nossos bebês. Alegres, compreensivas, não fazem barulho e nem sujam a casa, que arraso! As plantinhas daqui têm nome e lugar afetivo no coração.

plantas-alegram qualquer cantinho

Juro, a gente acaba pegando AMOR por esses serezinhos tão abençoados da natureza. A Gertrudes, por exemplo, é um fícus que “adotei” desde que aluguei meu primeiro apê em São Paulo e cresceu junto comigo: passou por baixos (pragas e a fase em que secou e precisou ser replantada), altos, amadureceu – assim como eu.

Quando vejo uma florzinha nascendo ou uma folha bebêzinha fico igual besta conversando com elas exatamente como se fala com criança: “oinnnn, ti nindaaaaa, minha pincesaaaaa…”. Acredite: no começo o Lucas me olhava estranho como quem pensa – “onde fui enfiar meu bonde”, mas já passou.

As plantas podem nos ensinar muitas coisas

As plantas podem nos ensinar coisas bacanas também, como o cuidado, o zelo e a responsabilidade. Para muitos pode parecer ingenuidade falar assim de algo inanimado que a olhos nus não mexe, não respira, não fala. Juro que não é: elas crescem e se movem em silêncio, geram oxigênio e falam com sua beleza cada vez que dão flor, frutos ou novas folhas. Por exemplo, se eu não der água um dia sequer para o Manjerino (manjericão cheiroso que enfeita minha sacada) ele chora, e em mais alguns dias morre.

plantas são amigas

No começo tentamos ter muitas plantas, mas eram muitos voos de cinco, seis dias longe de casa. O Lucas não lembrava jamais de dar água para elas e eu falava: “-vai treinando, se fosse um filho mesmo morria de inanição”. Que horror! Acho que essa acabou pegando no âmago e ele finalmente criou gosto pela coisa. A partir daí a família começou a crescer devagarinho.

Para quem se interessar, o feng shui diz que elas são sinônimo de vida, crescimento, abundância. Confira abaixo os principais benefícios que as plantinhas podem trazer para dentro da sua casa.

5 benefícios que as plantas trazem ao seu lar

  1. Purificam o ar com a geração de oxigênio e a absorção de dióxido de carbono e outros gases poluidores. Além disso, elas produzem substâncias que reduzem a quantidade de bactérias no ar.
  2. Retém a poeira vinda de fora.
  3. Elas ajudam até as nossas vias respiratórias já que aumentam a umidade do ar.
  4. Refrescam no calor e aquecem o ambiente no inverno.
  5. Minimizam os ruídos (ok, acho que nesse caso precisam ser MUITAS plantas, hehe).

Dica de ouro para quem não tem muito tempo

Hoje eu vou falar mais especificamente com quem tem a vida muito corrida como nós e que, por conta da profissão, por vezes ficam muitos dias seguidos longe de casa ou mesmo chegam cansados demais para dar “comida” para tanto filho.

Talvez seja uma boa começar a dar verde para a casa com as suculentas e os cactos – as nossas compramos na Garden Center Morumbi, na Av. Guilherme Dumont Vilares, que parece uma floresta encantada de tanta planta linda, mas a cidade tem muita opção de locais como esse caso fique longe para você.

Aproveite que elas precisam tomar água somente uma vez por semana e continuam lindas e exuberantes para ir se acostumando a cuidar desses serezinhos. Além disso, elas são como o tal do chuchu na serra, sacou? (Pausa: vocês tem que entrar nesse link aqui  para rir dos ditados que falamos errado – eu mesma descobri que falei do chuchu errado a vida toda, coitado!) Vale pena mesmo. Depois disso você pode ir aumentando a família e quem sabe até plantar uma hortinha e arrumar umas pimenteiras para manter os invejosos longe de casa.

suculentas crescem rápido

As suculentas aqui de casa crescem feito chuchu na serra 🙂

Opção de suculenta e cacto não falta e você encontra nas mais variadas cores, formas e tamanhos. Dá uma olhada em algumas das minhas bebezinhas – perdoem os vasinhos sem graça, é que com a mudança no começo do ano tudo ficou apertado (sim a tal da situação financeira) e vasinho bonito, cerâmica é coisa cara. Com certeza fazem parte da minha lista de próximas aquisições, vão deixar a casa ainda mais alegre do que já está (no meu Pinterest tem um álbum todo de ideias fofas e coloridas bem como peças lindas para vestirem as plantas).

plantas suculentas mais plantas suculentas

Inspirados? Bora encher a casa de vida. Mandem fotos das suas bebezinhas para a gente, só nos marcar no Facebook😉 Se alguém descobrir antes de nós onde comprar esses vasinhos lindos como os do Pinterest, por favor, nos contem!

Um beijo enorme e um domingo abençoado à todos!

Chan

Follow my blog with Bloglovin
 

4 Respostas
  • Rosicler Boeing
    novembro 20, 2016

    Nossa Chantal, me encheu de inspiração! Assim que me reinstalar, vou seguir suas dicas!

  • Roberta
    novembro 21, 2016

    Não vejo a hora de me mudar para meu novo lar e encher de bebezinhos!!! Rs…

  • Chantal
    novembro 21, 2016

    Que bom meninas!!! Vocês vão adorar cuidar delas…É uma prática de amor 😁
    Quero ver quando elas estiverem enfeitando a casa ein? !

  • Lara
    novembro 21, 2016

    Eu já gosto de planta. O post me animou mais ainda!!!!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *