Compartilhe

Você já tem uma parede de tijolos? Elas são as queridinhas da vez.

por

Olá amados, hoje é dia de falar sobre casa! Todo casal sonha com o seu cantinho, o “ninho de amor”. Para aqueles que ainda vão montar a sua casa, começar do zero e definir um estilo pode ser bem difícil, como foi para nós (especialmente quando precisamos entrar em acordo sobre tudo). Para aqueles que já vivem junto as mudanças vão surgindo com o tempo – apesar de uma reforma ser muito cansativa – porque os gostos mudam, nós mudamos e as coisas por vezes precisam mudar com a gente.welcome-home

Desde que nos mudamos para o nosso apartamento, há 09 meses (sim, é o nosso bebê), uma coisa é unânime aqui em casa: todo mundo ama a nossa parede de tijolos. E, olha, posso afirmar que desde o princípio essa foi a primeira coisa que definimos que o apê teria e que jamais mudou ao longo de toda a reforma que fizemos após o empreendimento entregue.

Graças a Deus sempre concordamos em relação ao estilo que gostaríamos de dar à casa – lógico, salve os detalhes e coisas pontuais (como a batalha que tive de travar para poder colocar um espelho na parede da sala), então ao assinar o contrato de compra do imóvel essa parede já estava praticamente “em pé”.

Como muita gente tem me perguntado como fazer e onde comprar os tijolos, resolvi fazer esse post à quem mais possa se interessar.

Parede de tijolos: a queridinha da vez é super versátil

A parede de tijolos é a queridinha da vez (bem como o cimento queimado que caiu no gosto geral): super versátil. Dependendo do tipo de acabamento e decoração que você utiliza junto dela pode mudar completamente o estilo do ambiente, que antes ligado diretamente a instalações rústicas hoje pode compor também os mais modernos, assim como tem a capacidade de gerar o equilíbrio necessário entre os ambientes da casa.

Tijolos dentro de casa: criatividade na hora da escolha

A parede de tijolos aqui de casa foi feita com tijolos de demolição. Eu pessoalmente acho que se for para você optar por uma parede como essa precisa usar tijolos de verdade, esqueça o revestimento que imita o tijolo porque não vai chegar nem perto do resultado que pode alcançar com o verdadeiro. Digo isso com propriedade porque fizemos muita pesquisa antes de optar pela opção ideal, mas é claro que tudo está atrelado ao gosto pessoal de cada um.

O que você precisa saber é que para ser utilizado dentro de casa o tijolo de demolição é “fatiado” em lâminas mais finas para não “comer” tanto espaço do seu ambiente, além de se tornarem mais leves do que se eles fossem utilizados inteiros. Ficam como na foto abaixo:

tijolos-de-demolicao

Além disso, há diversos tipos de rejuntes e acabamentos. Os tipos mais comuns de rejunte são o de Junta Cheia, Junta Frisada e Junta Seca, o que muda consideravelmente o aspecto da parede. O acabamento também fará toda a diferença porque poderá dar cor, deixar os tijolos na sua forma natural (embora aconselhável sempre utilizar o impermeabilizante para evitar o acúmulo de sujeira e aumentar a vida útil da parede) ou envernizados e diversos outros efeitos – aí é que a imaginação precisa rolar solta.

Clicando aqui você pode ler uma matéria bem completinha sobre os acabamentos, revestimentos e diversas inspirações do site Doce Obra.

Aqui em casa a parede é soberana

Honestamente, é a única coisa que não me fez querer matar o pedreiro da obra aqui do apartamento. Mas ficou exatamente do jeito que queríamos: sem tirar ou pôr, simplesmente amei o resultado.

parede-de-tijolos-e-seus-detalhes

No nosso caso utilizamos a Junta Cheia e deixamos os tijolos na forma mais natural e rústica possível. Coloquei o Caco Antibes num casamento perfeito com ela e voilá – para os que ainda não foram apresentados o Caco é nosso Cactos master, lindo e robusto! A parede ainda está vazia porque está muito, mas muito difícil mesmo resolver o que pendurar nela. É tanta opção que acabamos ficando um pouco confusos e indecisos! De qualquer modo acho bacana jogar cor perto da parede para dar um contraste, o que acabamos optando por colocar nos objetos e no rack, que possui detalhes em amarelo.

a-parede-de-tijolos-e-suas-particularidade

Compramos os tijolos na Construverde (clique aqui para ir ao site) bem como os tampos das nossas pias do banheiro e outras coisas em madeira de demolição  – logo mais faço um post para vocês sobre os tampos, que são muito diferentes da convencional pedra que se utiliza. Indico eles, pois a loja é fantástica (para quem gosta de coisas mais rústicas), são acessíveis, atendimento ótimo e pontuais na entrega, vale a pena dar uma conferida.

————-

Bom, por hoje é isso amorecos, espero que tenha ajudado ou mesmo inspirado vocês. Também já valeu por podermos compartilhar um pouquinho do nosso “ninho de amor”, onde a gente sonha, ajusta, inventa e reinventa a vida 🙂 E vocês, já tem uma dessas em casa?

Beijos!

 

2 Respostas
  • Luba
    novembro 9, 2016

    Chan… você está virando expert em obras. É interessante teu olho clínico nos rejuntes. Você em São Paulo sente falta do rústico, apesar que São Paulo é cheia do rústico da mediocridade. Mas falo do rústico caprichoso. Teu apartamento, vejo ele, assim, cada canto com emoção, com paixão, com beleza do coração.

  • Rosicler Boeing
    novembro 10, 2016

    Amei as dicas sobre os tijolos, não fazia ideia! E a sua parede é realmente soberana, na minha próxima ida a SP quero que você faça uma sessão de fotos minhas com ela ao fundo!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *