Compartilhe

E se pudermos voar juntos?

por

Esses dias o Lucas recebeu um e-mail que estávamos esperando há mais de mês. Me chamou com os olhos arregalados e disse: “Ai, não quero abrir”. Num balãozinho fofo na minha cabeça me passou o seguinte pensamento: “Ai cacete, e se a gente não passou?”.

Espera, deixa eu explicar: Faz quatro anos que o Lucas começou a longa e tortuosa jornada em busca das suas asas. Sim, ele é comissário de voo mas o que quer desde que se entende por gente é ser piloto. Ele cresceu indo e vindo nos aviões da vida porque seu pai trabalha há mais de 30 anos na aviação. Pronto, o bichinho dos ares o picou e, finalmente, ele foi em busca desse sonho.

piloto-de-aviao

Depois de todas as horas de estudo e de voo feitas é preciso fazer um teste de proficiência em inglês chamado ICAO. É um teste bem salgadinho de meia hora que apavora até mesmo os fluentes no idioma. Sem ele não adianta criar asinhas porque elas serão cortadas na hora de entrar para uma companhia aérea. Pois bem, foi a resposta desse teste que chegou por email e ficamos assim, meio que voando no limbo, enquanto mil neuras pairavam no ar. Foram horas e horas de estudo da parte dele e muita pressão para estudar ainda mais da minha. Só dava eu e meu inglês fajuto dentro de casa para incentivá-lo a falar, perder a vergonha, desenrolar a língua mesmo. Foram programinhas recusados, sextas em casa, economia no bolso. Bota economia nisso! 

Se tornar piloto não é nada fácil por any motivos, especialmente muito estudo e muita grana que vai embora. E o que eu quis dizer quando pensei “e se a gente não passou” foi que quando ele embarcou nessa eu embarquei junto, literalmente.

Quando vivemos com alguém as decisões importantes e as jornadas precisam ser pensadas e trilhadas juntas porque um aguenta o baque pelo outro. É literalmente levantar o amado do chão, dar um pontapé e empurrar ele para a frente. A caminhada vai acontecendo nesses trancos e barrancos. Viver uma relação de verdade é entender que não há nada de errado em precisarmos do outro e que com muita transparência para ajustar o foco e olhar para o mesmo lugar fica muito mais fácil chegar de fato em algum lugar, de preferência no mesmo.

voar juntos

Infelizmente cada dia mais as relações parecem ser efêmeras e superficiais – longe de mim julgar alguém mas vejo as pessoas trocando de parceiros como trocam de roupa, trocando a estabilidade pelo incerto numa tentativa frustrada de adiar a responsabilidade de ser de fato responsável e inteiro numa relação. Fico boba em ver como as pessoas tem medo de assumir que precisam do outro, que não são assim tão autossuficientes. Gente, é muito bom ser independente e seguro de si, mas mais bonito ainda é dividir e compartilhar todo o nosso ser e também o medo de ser com alguém – na verdade acho que assumir isso para si mesmo demonstra muito mais segurança na vida do que fingir que vai atravessa-la sozinho feliz e cantante. A questão aqui é que compartilhar de verdade a vida com alguém requer muito mais coragem do que fugir de uma relação potencialmente bacana para se poupar.

Ah sim, meu balãozinho de preocupação se dissipou nos ares da vida quando meu vidão bateu as asas feliz porque foi aprovado no teste. A alegria e o choro também vieram junto: o dele embolado com o meu, uma maçaroca.

O que quero fazer hoje é um convite à vocês: vamos compartilhar nossas vidas e nossas conquistas. O que é compartilhado é naturalmente multiplicado. Bota um sorriso no rosto de peito aberto e dá a mão de verdade para esse alguém que está aí do seu lado, quem sabe assim poderão voar juntos e a caminhada se tornar muito mais leve e divertida.

voar

7 Respostas
  • Stephani
    outubro 24, 2016

    Extremamente emocionada !!!!!! Só quem passa por essa longa jornada, pode descrever os sentimentos !!!! Deus abençoe nessa luta!!!!

    • Chantal
      outubro 25, 2016

      É verdade Ste! Mas o retorno sempre vem da melhor forma 😉

  • Lara
    outubro 25, 2016

    Amiga parabéns pelo blog! O conteúdo tá muito legal! Mais uma maneira de estar pertinho de vcs!

  • Kátia Rinaldin
    outubro 26, 2016

    Amei o texto! Sensacional! Beijos Chan 😘

  • Roberta
    outubro 27, 2016

    Perfeito e intenso, vamos viver nossos sonhos e andar de mãos dadas!!! ❤️👫

  • Chantal
    outubro 27, 2016

    Obrigada meninas, feliz demais com a visita e os comentários de vocês! Continuem nos visitando 😘

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *